Prefeitura de Jequié disponibilizará 30 mil testes da Covid-19 para a população


Foto: DIvulgação/Ascom Jequié

Diante do atual cenário da pandemia do novo Coronavírus, o qual, do ponto de vista epidemiológico, considera que o vírus está se espalhando de maneira diferente, principalmente entre a parcela mais jovem da população, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, segue aplicando os testes rápidos da Covid-19. A ação, iniciada nesta segunda-feira, 22, será estendida e contará com 30 mil testes, visando a identificação de casos positivos da doença, entre moradores da sede do município e das pessoas que residem nas localidades da Zona Rural.

No primeiro dia de testes, no ponto de testagem, instalado na parte superior da Praça Rui Barbosa, cerca de 200 testes foram aplicados e 29 casos assintomáticos foram identificados, perfazendo um total de 15% das pessoas testadas, representando um índice elevado de casos positivos de pessoas com a doença e que não estavam sendo monitoradas pela Vigilância Epidemiológica.

Nesta terça-feira, 23, a ação de testagem para a Covid-19, esteve nos distritos de Itajuru e Florestal, e na Praça Rui Barbosa, no Centro, onde dezenas de pessoas foram testadas.

“Aumentamos a quantidade de testagem porque assim conseguiremos, por meio dos resultados dos testes, prever essa quantidade de pessoas positivas, porém assintomáticas, que continuam contaminando quando estão no convívio social. A ideia é barrar a contaminação ou de alguma forma prevenir, quando detectamos. Por isso, tomamos essa decisão da testagem em massa. O prefeito já confirmou que pretende testar 30 mil pessoas, o que nos dará uma noção mais exata da realidade dos casos de assintomáticos e sintomáticos que existe entre a população. Ao mesmo tempo em que pedimos à população que mantenham os cuidados de higiene e os protocolos de saúde, com o distanciamento e a não aglomeração. Neste momento, contamos com o apoio de todos.”, disse a secretária de Saúde, Polliana Leandro.