Vacinação contra Influenza começa nesta terça-feira em Ipiaú


Foto: Reprodução

Ipiaú inicia nesta terça-feira (13), a campanha de vacinação contra a Influenza. A meta é de imunizar 90% das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários definido na estratégia. O objetivo da vacinação contra a influenza, que entra na 23ª Campanha, é reduzir complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da gripe, além de evitar sobrecarga do serviço de saúde e de reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.

“Para as pessoas que fazem parte do grupo prioritário para a vacinação contra influenza e que ainda não foram vacinadas contra a Covid-19, deve ser priorizada a dose contra o coronavírus e agendada a vacina contra a Influenza, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre elas”, recomenda o Ministério da Saúde. A cidade recebeu, o primeiro lote com 1400 doses da vacina para prevenção da Influenza.

A primeira fase começa a partir de terça-feira (13) e segue até 10 de maio para crianças com idades entre seis meses a 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde. A segunda etapa da campanha será realizada entre os dias 11 de maio a 8 de junho que inclui idosos a partir de 60 anos e professores.

“Para os idosos, além dos postos de saúde, faremos a vacinação em domicílio para aqueles com locomoção limitada, como também nos abrigos. O serviço da mesma forma será realizado para pessoas com deficiência permanente que fazem parte da terceira etapa do plano” informou a secretária de Saúde de Ipiaú, Laryssa Dias.

A terceira e última fase da mobilização ocorrerá entre os dias 9 de junho a 9 de julho: pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, rodoviário, metroviário, portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e jovens em medidas socioeducativas.

*Prefeitura de Ipiaú/Dircom