Quatro golfinhos são encontrados encalhados na orla de Porto Seguro


Foto: Divulgação

Quatro golfinhos da espécie baleia-piloto foram encontrados encalhados na praia de Ponta Grande, na orla norte de Porto Seguro, sul da Bahia, na manhã desta segunda-feira (26). Os animais foram vistos por banhistas, que os retiraram dos bancos de areia e levaram para uma área mais profunda da água.

Segundo informações da Secretaria do Meio Ambiente da cidade, um dos bichos apresenta ferimentos na região da barriga. Uma equipe do Projeto Baleia Jubarte foi acionada para atender os animais e verificar o estado de saúde dos golfinhos.

O coordenador da fiscalização ambiental do órgão, Macxuel Campeche, explicou que é comum o encalhe de animais marinhos na região. Geralmente, espécies de baleias que são vistas nas areias da orla sul da Bahia são filhotes que se perdem dos pais enquanto nadam. Porém, no caso dos golfinhos, a razão, na grande maioria das situações, é provocada por ação humana.

“Golfinhos encontrados encalhados, em sua maioria, são vítimas de pesca predatória. Eles acabam caindo na rede e se machucando. A gente está aguardando a veterinária [do projeto Baleia Jubarte] chegar para saber qual foi o motivo do encalhe e se o machucado em um dos golfinhos foi provocado por ação humana”, disse o fiscal. *Com informações do G1