Baiano é preso pelo FBI suspeito de envolvimento em esquema de estelionato nos EUA


Foto: Reprodução

Um baiano de Vitória da Conquista foi preso com mais nove brasileiros, em Massachusetts, Boston, nos Estados Unidos, suspeito de envolvimento em um esquema de estelionato operado desde 2019. A estimativa é de que mais de duas mil pessoas tenham sido vítimas dos roubos e tiveram as identidades usadas no esquema. Segundo informações da Polícia Federal de Vitória da Conquista, o homem foi identificado como Wemerson Dutra Aguiar, de 25 anos. A prisão aconteceu na sexta-feira (7) e ao todo, 19 brasileiros são acusados pelo crime. Os outros nove seguem em liberdade, mas são investigados pelo crime.

Em nota, o Departamento de Justiça do distrito de Massachusetts explicou que o esquema operava em todo território dos Estados Unidos criando contas fraudulentas em aplicativos de entrega e transporte. As contas eram criadas com identidades roubadas e vendidas para motoristas que não tinham qualificações necessárias para fazer a operação.

De acordo com o departamento, o esquema também contava com a criação e uso de “bots automatizados” e tecnologia de falsificação de GPS para aumentar o dinheiro recebido com as contas fraudadas. Conforme o Departamento de Justiça do distrito de Massachusetts, o esquema era operado desde janeiro de 2019, com os conspiradores fraudando pelo menos cinco empresas de transporte e entrega.

O esquema envolvia obtenção de imagens das cartas de condução das vítimas e dos números da Segurança Social, criação de contas de condutor fraudulentas utilizando estes identificadores, e o aluguel ou venda dessas contas.